domingo, 22 de fevereiro de 2009

nomes



Como muitos Fãs me perguntaram, eu fiz uma postagem relacionando o significado dos nomes dos personagens de Naruto, alguns acreditam que muitos saibam, mas têm outros que às vezes é saber. Fiz a relação de alguns de seus significados, os traduzi que eu fui achando nos sites gringos e estou postando para conhecimento de todos… Qualquer dúvida é só perguntar.

Naruto Uzumaki: redemoinho. Naruto é o nome de uma cidade no Japão. Um redemoinho de água natural pode ser vista da cidade de Naruto. Significa Redemoinho que pode ser visto por todos.


Uchiha Sasuke: Uchiha vem de “Uchiwa”. No japonês, “Wa” pode ser pronunciado como Ha ou Wa. Uchiwa seria um leque de papel, tanto, que é a marca do clã Uchiha, e da roupa de Sasuke. Sasuke, e outras personagens da série de Naruto têm marcas de suas respectivas famílias. É chamado Kamon. Sasuke provém do nome de um famoso Ninja, Sarutobi Sasuke. Sarutobi Sasuke é um excelente ninja, entretanto, alguns acreditam que ele nem exista.


Haruno Sakura: Haruno significa primavera. Sakura são flores de cerejeira. Por isso, seu nome é associado a flores de cerejeira que florescem na primavera. E, como as flores de cerejeira são rosa, seus cabelos e roupas são rosa. O nome significa cerejeira que floresce.


Yamanaka Ino: Yama é montanha, Naka é uma preposição. Ino significa porco. Daí vem o nome Porco da montanha.


Rock Lee: Rock, expressão inglesa. Lee é claro, uma homenagem ao Bruce Lee! Rock Lee, significa força bruta.


TenTen: O nome provavelmente deve ter sido dado pelo som que provém. Tente repetir o nome duas vezes seguido: TenTen! É o nome típico em chinês para panda.


Gaara do Deserto: O nome “Gaara” significa “eu adoro a morte”. Portanto o seu nome completo, literalmente, significa “eu adoro a morte do deserto”.

Hataki Kakashi: Hataki significa campo de cultivo e Kakashi significa espantalho. Na capa do mangá na edição n. 3 se vocês repararem vocês verá Naruto lendo um pergaminho e Kakashi pra variar lendo Icha Icha como espantalho.


Inuzuka Kiba: ‘Inu’ significa cachorro e ‘Zuka’ simplesmente é a terminação comum usada nos nomes. Kiba significa presa. Significa cachorro com pesas.


Akamaru: Aka é “vermelho” e maru é um “sufixo” pra nomes em japonês.


Aburame Shino: Aburame é literalmente um tipo de peixe embora “aburamisu″ seja bicho). Shino se refere a lojas de Bambu (em conjunto com o “no”) de modo que completando os nomes viraria e ser “inseto de Bambu”.


Hyuuga Hinata: Ambas as palavras combinadas significa “lugar ensolarado” e também Hiuga é uma cidade do Japão.


Hyuuga Neji: Hyuuga já foi explicado logo a cima e “Neji” entendem-se como parafuso. Isso se deve pelos seus movimentos de taijutsu como o Kaiten que faz o movimento tipo parafuso.


Shikamaru Nara: Nara é uma prefeitura muito famosa no Japão pelos seus serviços. Ta aí porque a inteligência do Nara. E Shikamaru “shika” significa servo e “maru” é outra terminação para os nomes de meninos. Servo esperto.


Akimichi Chouji: Akimichi se traduz como “Rua do outono” (e há quem diga que o Outono é a melhor estação para se ler e é a época que mais produz ótimos alimentos). E Chouji é uma abreviatura de “chocho” que por sinal ela fica sendo entendida como borboleta em japonês, “ji” é uma terminação nominal no Japão.

Konohamaru: konoha: significa folha (o nome da vila do Naruto também tem isso, konohakagure significa vila oculta da folha): maru – não tem significado, é uma terminação de comum para nomes masculinos.


Umino Iruka: Iruka é a palavra japonesa para “boto/golfinho”. Umino “umi” é água… que junto com a preposição “no” seria oceano. O nome completo significaria “golfinho do oceano” basicamente.


Sarutobi Asuma: Asuma é o mesmo que companhia. Sarutobi como vimos acima que “Sarutobi Sasuke” foi um famoso ninja, de modo que abrevia seu apelido… se refere a quem tem um clã muito famoso como o Sasuke, que pertence ao clã Uchiha.


Kurenai Yuuhi - significa uma cor intensa (como são seus olhos). Yuuhi o entardecer, sol ao se por. Dito que o nome descreve como uma imagem de por do sol, um crepúsculo.


Maito, Gai- é “Mighty, Guy” traduzido para personagens japoneses, quer dizer, tira palavras inglesas pra pronunciar japoneses.


Anko Mitarashi- é um doce típico no Japão chamado “mitarashi dango” só que com silaba trocada (sem os feijões, aliás no episódios do mangá vemos ela comendo esse doce, típico de sua personalidade, comer guloseimas).


Kankuro: Nome de vários atores de kabuki famosos (que explica a sua maquiagem), também é um nome que se distinguem mascotes (como “tama” para os gatos e “pochi” para cães).


Karasu: é ma marionete de Kankuro e significa “corvo”.


Temari: é uma esfera de fios coloridos trançadas que as gurias japonesas jogam (nem imagino que jogo seja esse).


Haku: branco (que simboliza a neve e a pureza, por linhagem avançada e pura e da entrega fiel a Zabuza).

Yakushi Kabuto: Yakushi é um Deus budista “Yakushi nyorai” com poderes curativos e pai da Medicina. Kabuto por ela não ter significado própria ela se pronuncia semelhante a “casco” o “yelmo”, se refere mais a uma planta cuja raiz se extrai um dos mais potentes venenos, “tori-kabuto”.


SAI – significa “gênio”, “implante”, “companheiro”. Tem uma gama de significados.

Momochi Zabuza – Esse nome precisa ser analizado por partes: momo é “pêssego” ou “pessegueiro”, chi é “terra”; o primeiro za do nome.

Yamato - O capitão substituto do Time 7 recebeu esse codinome da Godaime Hokage; é um dos antigos nomes do Japão. Na verdade, o nome verdadeiro dele é Tenzou

Kyuubi: nove Caudas. Kyu: nove. Bi: Cauda
Gama Bunta: Gama- sapo.“Sugawara Bunta” é um ator que interpreta um yakuza na TV.( Naruto sempre chama este sapo gigante “Oyabun” que é como se denomina os chefes da Yakuza).



Jiraya: significa trovão da juventude.

Orochimaru: serpente monstruosa, “maru” é uma terminação de comum para nomes masculinos.

Uchiha Itachi: Uchiha é uma variação de uchiwa, que significa “leque”. É por essa razão que o símbolo do clã (kamon) tem o formado de um leque vermelho com um cabo branco.Itachi significa “fuinha”. Uma superstição japonesa afirma que fuinhas trazem má sorte – por isso, batizar alguém com esse nome supostamente trará mau agouro.

Outros Significados

Significado de Shippuden: Shippu: Rajada de vento. Den: Lenda.

Rinnegan: Rin: Copiador, Ne: Deus, Gan: Olho

Byakugan: Byaku: Branco; Gan: Olho

Sharingan: Sha: circular, Rin: copiador, Gan-Olho

5 comentários:

  1. muito bom mesmo saber o significado dos nomes de personagens, isso explica muitas caracteristicas e manias dos mesmos ^^

    ResponderExcluir
  2. nossa muito bom adorei !!! faz agente entender um pouco mais por que eles tem esses nomes >.<

    ResponderExcluir